quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Apostila: “Geotecnologias à cartografia temática: gvSIG”

Visando o apoio ao desenvolvimento da ciência geográfica, o objetivo desta apostila consiste na demonstração e ensinamento dos procedimentos básicos de visualização, consulta, manipulação, tratamento e análise de informações geográficas e geração de mapas temáticos, ou cartogramas, com uso do gvSIG.

O gvSIG é um Sistema de Informações Geográficas (SIG´s) livre e de código aberto (open source), ou seja, ele pode ser distribuído gratuitamente e ter suas funções aprimoradas por seus usuários. Trata-se, assim, de um software interessante às universidades e demais instituições públicas do país, inclusive prefeituras, pois, além dos componentes de hardware necessários (o computador em si), não demanda investimentos em aquisição e licença de uso, e também não implica na aquisição de um sistema operacional específico, pois roda em Windows, Linux e Mac OS, da Macintosh.

São abordadas, nesta apostila, as funções mais importantes dos SIG´s, tais como, criação e edição de camadas de informações geográficas, geoprocessamento e elaboração de mapas. Salienta-se a opção pela elaboração de um material o mais didático possível, repleto de exercícios práticos, para facilitar o aprendizado.

Clique aqui para acessar a apostila (formato pdf).

----------

O download do software gvSIG pode ser realizado a partir de http://www.gvsig.gva.es/

0 comentários :

Postar um comentário