segunda-feira, 16 de março de 2009

Base de dados - Geobank

Concebido inicialmente para dar suporte ao Projeto GIS do Brasil, o Geobank foi projetado e desenvolvido em plataforma Oracle®, com dados do tipo misto objeto-relacional de forma a poder atender, em sua concepção, às pesquisas espaciais de maneira dinâmica.

A operacionalidade aliada ao conjunto de possibilidades tecnológicas fazem do GEOBANK um poderoso instrumento de ação governamental e ao mesmo tempo um ilimitado depositário de informações geocientíficas.

A fim de possibilitar o acesso ao GEOBANK pelas diversas categorias de usuários, nos locais mais remotos do país, foram criados formulários disponíveis através da Internet utilizando uma política de senhas que permite separar os diferentes usuários com objetivos de acesso distintos.

O estágio atual do GEOBANK e seu acervo refletem o grande esforço, já realizado, para migrar dados não tabelados e adequá-los às tabelas relacionais através de nova formatação e necessária consistência.

O grande desafio de complementar o GEOBANK com todo o acervo da CPRM, passa pela necessidade de adequar dados, digitais ou não, à uma nova estrutura, concebida com objetivos definidos de possibilitar a extração das informações condicionada à localização geográfica.

O GEOBANK trilha os caminhos do "pensar SIG" (Sistema Geográfico de Informações) e pela própria natureza das informações geradas por um Serviço Geológico é desnecessário dizer da importância que a dimensão "localização geográfica" agrega ao dado formatado, permitindo realizar modelagens, gerando novas conclusões.

Se é fato a necessidade de readequação do dado já gerado, nesta nova visão, mais importante ainda é pautar a geração do novo dado dentro desta concepção. Sendo assim os trabalhos vindouros, de obtenção de dados no campo, ganharão a ferramenta GEOBANK com formulários do tipo "SIG no campo". Utilizando pequenos computadores de bolso e formulários GEOBANK de campo, para Windows CE, é possível gerar dados georeferenciados, padronizados e tabulados.

Atualmente o GEOBANK já conta com tecnologias agregadas de disponibilização e armazenamento de dados vetoriais associando as entidades gráficas ao conjunto de tabelas Oracle, com interações em tempo real de mapas temáticos. O Web Map GEOBANK já permite consultar as bases de dados e realizar plotagem sobre mapas.

Os formulários de Litoestratigrafia, Recursos Minerais, Geologia Estrutural e Geoquímica, já se encontram disponíveis e utilizando as senhas é possível trabalhar com eles. Se o usuário deseja acessá-los, deve clicar no lado esquerdo desta página escolhendo o acervo de interesse.

Fonte: CPRM

0 comentários :

Postar um comentário