terça-feira, 21 de julho de 2009

IBGE lança 1º banco de dados digital sobre relevo da Amazônia Legal

A Amazônia Legal* não é uma área predominantemente plana. A planície Amazônica cobre apenas 7% dos cerca de cinco milhões de quilômetros quadrados que constituem a região, enquanto 73,78% do território são formados por um relevo visivelmente irregular. Dentro da área coberta por esses tipos de paisagens, 16,26% (ou 12% do total da região) apresentam um relevo acidentado, portanto mais vulnerável à erosão*, principalmente quando há desmatamento.amazonia
Informações como essas podem ser produzidas a partir do Banco de Dados Digital de Geomorfologia* da Amazônia Legal, lançado hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O banco disponibiliza gratuitamente, via internet, informações sobre os tipos
de relevo encontrados na região, compatíveis com a escala de 1:250.000 (em que 1 cm no mapa equivale a 2,5 km no terreno), com recortes regional e estaduais.
As informações sobre relevo juntam-se às de vegetação, disponibilizadas pelo IBGE em 2008, e às de solo e geologia, que devem ser adicionadas ao banco de dados em 2010. Todas elas são geradas a partir do trabalho de mapeamento sistemático do instituto, além de imagens de satélites, bibliografias atualizadas e estudos realizados por outras instituições, e deverão ser constantemente atualizadas e ampliadas.
A estruturação do banco de dados permite sua manipulação para criação de novos produtos, derivados do cruzamento de informações, que podem contribuir para estudos que visem, entre outros, ao ordenamento territorial da Amazônia Legal, bem como para subsidiar políticas públicas voltadas para a região.
O Banco de Dados Digital de Geomorfologia da Amazônia Legal está no site do IBGE, www.ibge.gov. br, na seção Download, área de ?Geociências? . Os arquivos estão no formato shape file (em vetores), que permite ao usuário manipular os dados, mas demanda softwares específicos para ser lido.
O banco de dados mostra que as formas de relevo predominantes na Amazônia Legal são as de dissecação, termo técnico para formações visivelmente irregulares, como colinas, morros, cristas e tabuleiros*, que ocupam 73,78% dos cerca de cinco milhões de quilômetros quadrados que constituem aquela região.
Os relevos planos (aplanamentos) representam 13% do território, os de dissolução (relevos em rochas calcáreas) ocupam 0,08% do total da área, enquanto as planícies sujeitas a inundações temporárias (chamadas de acumulações) estão em 13,14% da região, sendo quase metade disso (7% do total) representado pela Planície Amazônica, formada pelos rios Solimões, Amazonas e seus afluentes.
Do território dominado por relevo irregular, 16,26% (ou 12% do total da região, o que equivale a cerca de 600 mil km2), são cobertos por formas acidentadas - mais aguçadas, pouco extensas, e muito inclinadas. Essas áreas são naturalmente mais sujeitas à erosão, e,
portanto, mais vulneráveis ao desmatamento, sendo que 3,7% delas já sofreram algum tipo de intervenção humana. A destruição da cobertura vegetal sobre os solos potencializa sua erosão, o que, por sua vez, contribui para o agravamento das inundações, comuns na região
Amazônica, causando enchentes que trazem prejuízos à população. Cerca de 20 milhões de pessoas vivem nos 775 municípios que formam a Amazônia Legal, segundo o Censo Demográfico de 2000.
O Banco de Dados Digital de Geomorfologia da Amazônia Legal contém informações coletadas pelo IBGE em 566 pontos de amostragem de campo, sobre 16 tipos de formas de relevo (como colinas, morros etc.), agrupadas em 162 unidades de relevo (conjuntos de formas que apresentam altitude, fisionomias e origens semelhantes, por exemplo, serras, planaltos, planícies, depressões, chapadas e tabuleiros), reunidas, por sua vez, em 4 domínios morfoestruturais (grandes conjuntos de relevo formados pelo mesmo tipo de rocha, por exemplo, bacias sedimentares) .

2 comentários :

Muito bom o blog... passarei mais vezes para me manter informado do mundo da cartografia.
Se você me permitir gostaria de criar um link com referencia ao seu blog no http://geotecnologias.wordpress.com/

Desde já agradeço a atenção e muito obrigado.

Sadeck

Sadeck,

agradeço o elogio e a recomendação do meu blog em seu blog. Aproveito para pedir desculpas a todos os leitores pela demora na atualização, pois estou na fase final da entrega de meu Mestrado. Em breve terei mais tempo para me dedicar ao blog.

Atenciosamente,
Cristina Salvadeo

Postar um comentário