terça-feira, 25 de agosto de 2009

ONG irá mapear Bioma Pantanal

O Pantanal brasileiro acaba de ganhar uma organização não-governamental (ONG) criada exclusivamente para proteger o bioma.
Lançada oficialmente no mês passado, a SOS Pantanal terá como presidente do conselho o empresário Roberto Klabin, herdeiro do Grupo Klabin mais conhecido por seu envolvimento com causas ambientais, e terá como principal objetivo produzir informação técnica qualificada sobre a região para aprofundar o diálogo com o setor agropecuário.
"Nosso maior problema hoje é a falta de conhecimento sobre esse bioma. A intenção é mostrar que o Pantanal existe", afirma Alessandro Menezes, diretor-executivo da ONG, com sede em Campo Grande (MS)."Nós não precisamos esperar que a desgraça aconteça - como os desmatamentos na Amazônia e na Mata Atlântica - para só então agir. Precisamos ser preventivos aqui", acrescenta.

Pantanal_satelite


"Mas há uma interdependência entre planície e planalto que as pessoas precisam enxergar", diz Menezes. Sem vegetação, as cabeceiras tendem a secar, diminuindo a vazão das áreas alagadas, altamente turísticas. Segundo o ambientalista, a ideia de se criar uma ONG para o Pantanal já existia havia alguns anos. O grande impulso, no entanto, ocorreu com uma tentativa do governo de Mato Grosso do Sul de mudar a lei estadual 328/82,que impedia a instalação de usinas de açúcar e álcool nas bordas do Pantanal.
"Essa decisão do governo provocou forte reação pública", afirma Menezes. Em um ato de protesto contra a proposta , um ambientalista da região morreu ao atear fogo no próprio corpo."Percebemos que, mais do que nunca, era necessário o diálogo para que radicalismos como esse não ocorressem mais".

Fonte: Bettina Barros - Valor Econômico

0 comentários :

Postar um comentário